ID Local: Ciclo 2016

O foco Ciclo 2016 de ID local foi refletir sobre as diferentes formas de contribuição empresarial para o fortalecimento de capacidades institucionais locais em territórios com grandes empreendimentos ou cadeias de valor 19/01/2017
COMPARTILHE

Em dois encontros realizados durante o ano, o GVces debateu com o grupo de empresas participantes da iniciativa ID Local a relação entre empresas e poder público no contexto da atuação de grandes empreendimentos e/ou cadeias de valor em territórios brasileiros.

Quais são as oportunidades de contribuição empresarial para o fortalecimento de capacidades institucionais locais e da indução de políticas públicas que dialoguem com os impactos diretos e indiretos da instalação e operação de uma grande empresa? Como lidar com os desafios locais impostos às empresas, ao poder público e à sociedade no campo do desenvolvimento local? É possível aproveitar as oportunidades trazidas pelo processo de licenciamento ambiental, por exemplo, para potencializar a relação entre empresa e poder público local?

Essas foram algumas perguntas exploradas ao longo do Ciclo 2016. Os encontros foram baseados em debates a respeito de conceitos e compartilhamento de experiências, especialmente sobre conceitos e práticas relacionadas a capacidades institucionais locais e sobre as oportunidades de articulação institucional entre políticas públicas e a atuação empresarial.