Os artigos publicados pelas think tanks têm como função criar novas e criativas perspectivas para problemas urgentes e complexos que afetam os governos atuais. Pesquisadores reúnem-se para pensar, analisar e debater sobre as áreas vitais de uma think tank. Estas reuniões promovem uma troca de ideias e experiências nas quais os experts criam um artigo sobre como solucionar determinado problema.

Artigos científicos, com respaldo e validade técnica

É importante salientar que um artigo científico é determinado por várias regras, para que o mesmo possa ser publicado e ter o seu respaldo e credibilidade na área. Então um artigo criado por uma Think tank tem suas normas e regras, que farão com que o mesmo seja crível.

Os pesquisadores, através de fontes e dados oficiais, realizam meta-análises, estudam muito sobre o determinado problema, e reúnem-se para discutir várias formas de como resolvê-lo. Por ser tratar de organizações sérias e com intuito de ajudar governos, os profissionais são pessoas extremamente capacitadas, com conhecimento prático e teórico. Muitos até possuem mestrado, doutorado e PhD.

Os cientistas produzem esse conhecimento com o intuito de ajudar a sociedade a resolver problemas que, muitas vezes, determinados governos não conseguem resolver, devido a burocracia governamental, questões políticas, ideológicas, ou até mesmo religiosas.

Então assim que esse artigo técnico, criado por pessoas capacitadas, que se dispuseram voluntariamente a ajudar a resolver determinado problema, é entregue ao governo, cabe às autoridades locais decidirem o que fazer com ele.

Geralmente o artigo é entregue ao especialista do governo, para que ele possa se reunir com sua equipe e discutir sobre o artigo e, a partir daí, os trâmites que variam de governo para governo ditarão a forma como esse artigo terá um real impacto na sociedade, já que uma Think tank não tem nenhum poder direto de influência com o governo.